sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ouvindo e aprendendo


Ouvindo e Aprendendo

Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação. Provérbios 1:5, NVI.

Sempre que há visitas em nossa casa, elas não deixam de notar o nosso periquito, Feliz, cuja gaiola pende do teto na altura dos olhos. Invariavelmente são atraídas para ele e começam a costumeira fala de pássaros. "Passarinho lindo! Qual é o seu nome? Oi!" Feliz olha para elas atentamente e se aproxima o máximo possível, movendo a cabeça e observando cada movimento. Enquanto continuam a falar, ele continua ouvindo. Finalmente vem a pergunta óbvia: – O seu passarinho fala?

Sempre respondo: – Sim, bastante. – Isso realmente as leva a continuar tentando obter dele uma palavra inteligível que seja, mas ele continua ouvindo apenas, enquanto repetem as mesmas coisas vez após vez. Para mim isso é muito divertido, porque enquanto as pessoas falam, ele ouve. Ele não fala enquanto elas não param de falar. Se depois ficarem por ali algum tempo, acabarão por ouvi-lo matraqueando feliz consigo mesmo. Feliz não é apenas cortês com os outros; também aprende com eles. Quantos de nós somos tão sábios assim?

Conheço uma mulher que gosta muito de falar. Então, quando estou com ela, só ouço. Depois que saio, sinto pena dela, porque tudo o que ela fez foi repetir o que já sabe. Não recebeu nenhuma informação de minha parte, nada novo em que pensar. Isso é triste para ela e deprimente para mim, porque é duro ouvir monólogos. Conversas são muito mais estimulantes.

A oração pode facilmente tornar-se uma comunicação de mão única também. O Senhor sempre nos ouve, mas nós O ouvimos? Fazemos uma pausa longa o suficiente para ouvir respostas às nossas perguntas e receber orientação para a nossa vida? Ele anseia ajudar-nos ao longo da acidentada estrada da vida e deve ficar frustrado quando não paramos para receber a Sua contribuição.

Quando nossa filha era pequena, havia ocasiões em que não queria ouvir o que lhe dizíamos. Então colocava as mãos sobre as orelhas e proclamava em alta voz: "Não consigo ouvir", num esforço para desligar-nos. Acho que às vezes fazemos a mesma coisa com Deus, só que um pouco mais sutilmente. Os relacionamentos não crescem nessas circunstâncias e tampouco recebemos orientação.

Por favor, Senhor, ensina-nos a ouvir-Te do mesmo modo como nos ouves, a fim de que tenhamos um grande diálogo e saibamos a Tua vontade para a nossa vida.

Donna Meyer Voth

Nenhum comentário: